Conhecendo o cronograma capilar: Hidratação


Olá meninas!

Há alguns dias comecei com uma série de matérias sobre o Cronograma Capilar (para ver clique aqui), hoje vou compartilhar com vocês os meus segredos na hora da hidratação, segredos esses que fui descobrindo ao longo do tempo e ao conhecer alguns Blogs maravilhosos e com algumas receitinhas simples também (receitinhas da mamãe rs).

A Hidratação é tão importante quanto às demais etapas, portanto nada de deixar de lado ok!

Algumas amigas me perguntam como tenho o cabelo bonito, como mantenho a cor, como o meu cabelo é forte, como não caiu quando comecei a descolorir, não acreditam quando digo que tenho muito cuidado e não gasto horrores parta manter o meu cabelo bonito, mas é a mais pura verdade, tenho sempre alguns cuidados básicos para garantir a saúde dos meus fios.

cabelos-cacheados-coloridos-rosa-azul-verde-violeta (18)

 

Cuidados importantes:

1° Comprar o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, se você colore os fios não adianta usar shampoo para cabelos “naturais” (cabelos virgens).

2° O condicionador é tão importante quanto o shampoo, pois fecha as cutículas dos fios.

Devemos fazer uma hidratação por semana (dependendo da faze do cronograma)!

4° Use protetor solar e térmico

5° Não se esqueça do reparador de pontas.

A hidratação ajuda a repor a umidade que os fios perdem diariamente com agressões como o vento, poluição, raios UV, água quente (opte por lavar o cabelo com água morna ou fria e sempre massageei o couro cabeludo com a ponta dos dedos).

Se as agressões do dia-a-dia danificam os nossos fios imagina o quando prejudicamos o cabelo com o alisamento, progressiva, isso que nem citamos as escovas e a chapinha (a chapinha é a vilã dos nossos fios), para que os seus fios fiquem bonitos é preciso repor os nutrientes e a umidade perdida.

tumblr_m8g3oaoQ4v1rct95yo1_500_large

 Então vamos esclarecer algumas coisas:

A hidratação é a primeira etapa do Cronograma Capilar, com ele as fases de Nutrição e Reconstrução iram surtir efeito no seu cabelo, se a etapa da Hidratação não for feia adequadamente o cabelo não ira repor a quantidade necessária de umidade para manter os nutrientes das demais etapas. O cabelo não tem a umidade necessária para ser saudável tende a quebrar com maior facilidade, não absorve a cor (no caso das coloridas) geralmente os fios ficam com aspecto de palha, sem brilho, maciez…

Quando comecei a minha saga pra ter o cabelo colorido (tinta fantasia) aprendi da pior maneira como o cabelo “sem vida” pode ser, cai na “bestagem” de querer fazer a reconstrução sem seguir os passos do Cronograma, achava que só fazendo umas reconstruções e a progressiva já iria deixar o meu cabelo bonito de novo, foi tudo engano, o meu cabelo começou a quebrar (quebrou muito) as pontas que estavam porosas por conta das múltiplas descolorações ficaram horrorosas. (eu insistia em fazer a “querida chapinha” toda semana).

Mas Eliz qual foi o resultado? O meu cabelo ficou tão danificado que não tive outra opção, tive que cortar nenhuma hidratação, nutrição ou reconstrução iria salvar os meus fios devido ao estado que estava. O resultado foi esse, cabelo curto e ai sim comecei a cuidar adequadamente do meu cabelo.

135218_527820570589360_1490711285

Ou seja, nunca, de forma alguma caiam na besteira de deixar de não fazer da forma correta a fase de hidratação, é a mais importante do cronograma e será essa etapa que ira garantir a eficácia das demais fases.

Lembrando que não tem como a Hidratação transformar os seus cabelos, esta fase ira trazer de volta o brilho, a maciez e a maleabilidade dos fios, se os seus cabelos tiveram esse resultado então você esta no caminho certo, as demais fases irão trazer a força, resistência e a massa aos seus cabelos.

tumblr_lzln2emXvF1qbxzsgo1_500

 Alguns dos componentes que devem ter no creme de Hidratação:

Babosa,  Vitamina A, Vitamina B5, Glicerina, extrato de algas, mel, geleia real…

Esses são alguns dos componentes conter no creme de Hidratação, vale ressaltar que é importante ler o rótulo, pois os primeiros ingredientes são os que tem a maior concentração.

Continuo usando o creme de Hidratação da Nazca (para ver o post clique aqui), este creme é muito bom pra batizar, usei para fazer a Hidratação NOTA 10 (veja o post aqui).

Não uso creme caro pra Hidratação procura por produtos de boa qualidade, mas que tenham um preço acessível. (geralmente eu leio muitas resenhas antes de comprar)

initpintus1234

Então se lembrem das dicas da “tia” Eliz, não pule nenhuma fase do cronograma, não faça apenas uma fase, pois o excesso também faz mal pros fios, se possível de preferência a produtos naturais, os efeitos são maravilhosos, invista em produtos mais caros nas fases de Nutrição e Reconstrução, pois com estes produtos você terá a certeza que possui a quantidade certa dos nutrientes que o teu cabelo precisa.

Logo irei postar as outras 2 fases do cronograma e um Bônus pra esclarecer as duvidas frequentes.

Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Anúncios

5 thoughts on “Conhecendo o cronograma capilar: Hidratação

  1. Pingback: Conhecendo o cronograma capilar: Nutrição | Compondo Beleza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s