Cabelos fortes e saudáveis


Olá pessoal!

Há tempos venho pesquisando sobre os alimentos que auxiliam no fortalecimento e crescimento dos fios, então vou compartilhar com vocês o conhecimento que agreguei com o passar do tempo, são alimentos que todos temos em casa, mas acabamos não ingerindo a quantidade necessária ou de forma que venha a ser eficaz no nosso organismo.

Todos devem ter uma alimentação balanceada para que o nosso corpo e mente possa funcionar adequadamente!

 

Cabelos quebradiços:

Para os cabelos quebradiços, não pode pentear os fios o chão fica repleto de pequenos pedaços de cabelo, significa que os seus fios estão carentes de Vitamina H ou B8 (Biotina), estão presentes nos seguintes alimentos:

Arroz  integral, frutas, nozes, pólen de flores, iogurte, ovos, carne, leite.

Cabelos quebradiços

Como deixar o cabelo forte e hidratado:

Para que o cabelo permaneça forte é necessário que tenhamos em nossa alimentação alimentos ricos em ômega 3 e as Vitaminas e D e E.

A Vitamina D facilita a absolvição do fósforo e cálcio no organismo, diminui o risco de Diabetes do Tipo 1, ajuda a emagrecer, fortalece os dentes e ajuda a aumentar a força muscular. (ufa, santa Vitamina D heim) A Vitamina E é antioxidante!

O ômega 3 é importante para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco do câncer de mama.

Estão presentes nos seguintes alimentos:

Peixes e sementes oleaginosas (linhaça, girassol, gergelim, castanha do Pará…)

Peixes e sementes oleaginosas

Se os cabelos estiverem secos:

Quando os cabelos estão secos (ficam espigados) significa umidade e óleo o suficiente para manter o brilho e a textura saudável. Algumas dicas podem ajudar a evitar que os fios fiquem secos, como, evitar lavar a cabeça com água quente, uso excessivo da chapinha e secador.

Opção para reparar os cabelos secos é a manteiga de karité.

Um alimento que auxilia a prevenir e a reparar os cabelos secos é o Abacate, tanto passar nos cabelos como uma hidratação quanto na ingestão (vitamina de abacate é uma delicia puro com limão também).

karite e abacate

Cabelo oleoso:

Oleosidade em excesso acontece quando as glândulas sebáceas produzem a oleosidade natural do couro cabeludo em quantidade maior que o necessário.  Alterações hormonais e o estresse pode agravar este problema.

Betacaroteno além de ser antioxidante controla a produção sebácea.

Os vegetais e frutas nas cores amarelas, verde escuro e laranja são excelentes fontes de Betacaroteno.

Lembrando que o fígado é rico em Betacaroteno ok!

vegetais e frutas nas cores amarelas, verde escuro e laranja

O que causa a queda capilar?

A queda de cabelo pode ter vários fatores como, genética, falta de nutrientes, ansiedade, pós-parto, produtos químicos e etc., se a queda for em quantidade significativa  o ideal é procurar o dermatologista para identificar a causa e tratar do contrario podemos evitar ou controlar com alguns minerais e Zinco

As sementes oleaginosas são fonte desses minerais.

sementes oleaginosas

Importante:

O cabelo tem cerca de 65% á 95% de proteína, sendo assim nem é preciso dizer o quanto uma alimentação saudável e rica em proteína é necessária para ter os fios saudáveis.

Alguns alimentos que são ricos em Proteínas são as carnes vermelhas, peixe, ovos, frango, grãos, queijos e derivados, as proteínas estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios além de ajudar a combater a queda e dar força e brilho ao cabelo.

proteinas

Espero que tenham gostado ao longo da próxima semana vou falar mais sobre esses alimentos, sucos, saladas, vitaminas (…) que fazem bem para a pele, corpo e deixam os nossos cabelos lindos, afinal não adianta comprar produtos caros pros se não começar cuidando de dentro pra fora. Beijos e até a próxima!

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