Conhecendo o Cronograma Capilar


Ola pessoal, tudo bem?

Hoje eu vou falar de um assunto delicado, quem tem cabelo colorido e nunca detonou pra ficar platinada ou pra mudar a cor?

Eu que o diga já detonei o meu cabelo pra ficar com a cor desejada e confesso pensei que fosse ficar careca, ficou muito fraco na época (me arrependo das loucuras que fiz).

Á menos de 2 anos que estou nesse mundo de descoloração, destruição e reconstrução  dos fios mas posso afirmar que não é um produto que ira salvar o seu cabelo, o que ira salvar o seu cabelo (e o que salvou o meu :)) é a determinação em procurar os produtos certos pro seu tipo de cabelo, é o rigor em seguir o CRONOGRAMA CAPILAR  do inicio ao fim e claro se o produto não der certo não adianta continuar usando que não vai ajudar em nada e o principal é a paciência, não é do dia pra noite que o teu cabelo “detonado” vai voltar a ser forte, talvez você leve meses tratando e mesmo não obtendo o resultado de imediato tem que ter disciplina pra manter o tratamento.

cabelo-ressecado

Li em muitos blogs sobre o CRONOGRAMA CAPILAR, mas em nenhum deles diz de quem foi à ideia, quem foi que usou primeiro, mas todos seguem os mesmos princípios, paciência e disciplina pra conseguir bons resultados e deixar de sofrer tanto quando penteia o cabelo e vem aquele monte de fios quebrados.

1355021160157

Então vamos conhecer as 3 etapas do cronograma?

Hidratação

Nutrição

Reconstrução

 Mas como funciona essas 3 etapas?

Hidratação: As mascaras são à base de Babosa, D-panthenol (Vitamina A), Vitamina B5, Bepantol, Glicerina, extrato de algas, mel, geleia real, etc.

Responsável pela reposição da água nos fios o que é essencial para o cabelo se manter saudável e ter uma melhor absorção dos nutrientes e proteínas.

 Lembrando: Não é necessário utilizar uma linha inteira de produtos da mesma marca.

Nutrição: As mascaras são à base de Ceramidas, Manteigas e óleos ( Argan, Karité, Tutano, Abacate, Cupuaçu, Coco, Oliva, Murumuru, Semente de Uva, Cacau), proteínas do leite, trigo, creatina, etc.

Reconstrução: Ingredientes importantes Queratina, Colágeno e Aminoácidos (Arginina, Lisina, Prolina, Cisteína) , etc.

O momento em que fazemos a Reconstrução é o momento que devemos identificar o que o seu cabelo precisa, nesse momento conseguimos ver se o cabelo continua poroso, elástico, quebradiço, com FRIZZ…

Lembrando: Leia sempre o rótulo, pois os primeiros “ingredientes” são os que têm a maior concentração nas mascaras, os demais a quantidade é irrisória.

Dica: Se o seu cabelo esta elástico invista na reconstrução, faça uma a cada 15 dias, aproximadamente 3 ou 4 aplicações (uma a cada 15 dias). Não estenda o uso se o seu cabelo já estiver forte, volte a seguir o cronograma. O uso prolongado de produtos de Reconstrução faz com que os fios fiquem duros e quebrem com maior facilidade!

Annex - Blyth, Ann (Mr. Peabody and the Mermaid)_NRFPT_01

Mas vou precisar comprar produtos caríssimos?

Primeiro procure produtos baratos, se eles suprirem a necessidade do seu cabelo não é necessário partir pra um produto caro, lembre sempre de ler o rótulo dos produtos pra não comprar “gato por lebre”. Você também pode usar produtos naturais para misturar com cremes mais em conta, um bom exemplo é a mascara de Hidratação da NAZCA POWER com Amido de Milho, hidrata os fios e os deixam brilhosos (já contei pra vocês em outra matéria sobre os produtos que uso no meu cabelo a mascara de hidratação da NAZCA, quem não viu então corre lá e da uma olhada).

Ou seja, não é preciso ir de cara comprar um produto caro, comece pelo mais em conta e veja como o seu cabelo reage aos produtinhos e conforme for você vai comprando alguns produtos mais caros.

collage

Então vamos ao que interessa, com qual frequência vou fazer o cronograma capilar?

Esse é + ou – um padrão seguido por outras adeptas.

1° Fase Hidratar- 2 dias sem lavar

Hidratar 2 dias sem lavar

Nutrir 2 dias sem lavar

2° Fase Hidratar- 2 dias sem lavar

Nutrir 2 dias sem lavar

Nutrir 2 dias sem lavar

3° Fase Hidratar 2 dias sem lavar

Nutrir 2 dias sem lavar

Reconstruir 2 dias sem lavar

No final da 3° fase volta para a 1° fase.

Não é necessário que você siga todos os dias de descanso a risca, pode alterar de acordo com a quantidade de vezes que lava o cabelo na semana.

Porque 2 dias sem lavar o cabelo?

É aproximadamente o tempo que os produtos que você usou nos cabelos se mantém fazendo efeito 😉

coloration-cheveux-rainbow-wisely-chosen-6

Importante: Isso eu aprendi com o tempo não adianta comprar o produto sem ler o rotulo (mais uma vez eu frisando sobre o rótulo), muitos produtos dizem que tem níveis elevados de alguns componentes e na verdade não tem, você acaba comprando um produto que não faz efeito e depois reclama que o cabelo continua ruim. Devemos lavar os cabelos com shampoo, passar a mascara, usar o condicionador, passar creme de pentear ou reparador de pontas. Não adianta usar o condicionador achando que vai hidratar ou nutrir os cabelos.

Atenção: Muito cuidado com os produtos da fase de Nutrição e da fase de Reconstrução muitos produtos que dizem “Nutrir” ou “Reconstruir” não fazem nada do que promete na embalagem, sempre leia o rótulo e veja a ordem dos componentes e se necessário opte por produtos mais caros, pois você terá mais garantia de que é o produto ira suprir as necessidades dos seus cabelos.

Então agora é só se jogar no Cronograma e buscar cremes que funcionem no seu cabelo. Espero que vocês tenham gostado da matéria, provavelmente não vou postar por alguns dias, pois vou preparar outras matérias mais detalhadas sobre cada etapa do CRONOGRAMA CAPILAR pra explicar a vocês como funciona cada etapa, quais produtos são legais de utilizar, o que não usar DICAS que sempre faz bem e algumas receitinhas caseiras que dão certo!

cabelo algodao doce

Beijos pessoal e até a próxima, não se esqueçam de me adicionar no FACEBOOK, seguir o blog e deixar um comentário, vou adorar responder as perguntas de vocês e saber o que usam nos cabelos.

Anúncios

3 thoughts on “Conhecendo o Cronograma Capilar

  1. Pingback: Conhecendo o cronograma capilar: Hidratação | Compondo Beleza

  2. Pingback: Resenha tratamento de choque: BioExtratus – Tritano | Compondo Beleza

  3. Pingback: Conhecendo o cronograma capilar: Nutrição | Compondo Beleza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s